Os projetos desenvolvidos pela Práxis são realizados por uma equipe multidisciplinar e especializada em diversas áreas de atuação, com uso de abordagens sistêmicas, como constelação familiar e organizacional, dinâmica espiral, modelo de validação humana, dentre outros.

https://www.praxisistemica.com.br/wp-content/uploads/2023/07/foto2-justica-leopoldina-1-scaled-500x300.jpg

Para nós, conjugar diversas áreas do conhecimento para compreensão do conflito se faz necessário por considerá-lo a partir das relações familiares e sociais e não propriamente do direito. Nesse sentido, atuamos com foco na prevenção e no tratamento de conflitos, objetivando a autonomia do Ser, o que pode resultar em diálogo e consenso no processo decisório, em rapidez na resolução de problemas e em redução da judicialização.

Desde 2016, a equipe Práxis Sistêmica desenvolve o projeto de constelação para autocomposição de conflitos familiares no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), na Casa da Família da Leopoldina e, desde 2017, na Casa da Família de Santa Cruz. Nosso objetivo é utilizar a técnica da constelação para estimular a percepção e a autonomia de cada um acerca de si e suas relações. Até 2022, o levantamento total do projeto: 2.534 pessoas atendidas, 1.730 ações judiciais, 143 sessões de constelação familiar. Na Leopoldina (2016), 85% dos processos que passaram pela constelação resultaram em consenso. Em Santa Cruz, 81% resultaram em acordos no de 2017 e 72% no ano de 2019, índices significativos.

https://www.praxisistemica.com.br/wp-content/uploads/2023/07/foto3-justica-1-scaled-500x300.jpg

Além disso, como atividades integrantes do projeto: curso de percepção para mediadores judiciais, grupo de crescimento sistêmico para servidores e trabalhadores do fórum, palestras expositivas e vivenciais sobre o tema para mediadores, advogados, magistrados, defensores e promotores bem como estudantes das graduações de direito, psicologia e serviço social.

A equipe de profissionais da Práxis atua no fortalecimento da autonomia, da ressignificação de sentimentos e vínculos, na ampliação da autopercepção, utilizando a abordagem mais adequada para que o cliente reconheça sua própria potencialidade. O trabalho é realizado por meio de workshops de constelação, jornadas terapêuticas, atendimentos individuais, cursos de percepção e cursos de constelação e práticas sistêmicas.

https://www.praxisistemica.com.br/wp-content/uploads/2023/07/foto4-cursosetc-scaled-500x300.jpg

O curso de constelação e práticas sistêmicas é destinado para pessoas interessadas em desenvolvimento pessoal e para aqueles que desejam trabalhar com práticas sistêmicas em seu dia a dia profissional. O curso tem duração de dezoito meses, composto por uma jornada de oito módulos bimestrais, com grupos de estudo, prática supervisionada e o teatro como trabalho de conclusão do curso.

https://www.praxisistemica.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Untitled-design-20-500x300.png

O Workshop de constelação e as jornadas terapêuticas são oportunidades para quem busca expandir a percepção de si mesmo em suas relações, a partir de novos conceitos e práticas sistêmicas, como a constelação familiar.

https://www.praxisistemica.com.br/wp-content/uploads/2023/07/foto6-seminario-500x300.jpg

Crédito das fotos: Guilhermo Ribas

Os seminários promovidos pela Práxis abrem espaços de diálogo sobre temas específicos, aprofundando o conhecimento e divulgando-o por meio dos anais eletrônicos do evento. Nossos últimos seminários trataram de constelação familiar e inclusão (direitos da pessoa com deficiência). No seminário de constelação, as práticas de tratamento de conflito e as premissas teóricas do facilitador dessas abordagens como o cuidado e a ética da solidariedade, sendo o tema de encerramento “cuidar – a ética do humano”, com Leonardo Boff.

https://www.praxisistemica.com.br/wp-content/uploads/2023/07/foto7-seminario-500x300.jpg

Crédito das fotos: José Palmas

No seminário de inclusão, apoiar e ampliar a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência é fazer parte na construção de uma nova estrutura social que tem o anseio cada vez mais forte de acolher todos, sem distinção. Assim, damos um passo rumo ao cuidado e à atuação social inclusiva na prática.

Crédito das fotos: Marcos Queiroz

Casa da Família é uma peça de teatro, trabalho de conclusão do curso de constelação e práticas sistêmicas. A peça escrita pela roteirista Cristina Biscaia em colaboração com André Tredinnick e Ruth Barbosa é produzida e apresentada pela Práxis Sistêmica e, entre os anos de 2018 e 2022, mais de 600 pessoas já assistiram o espetáculo, no Centro Cultural do Poder Judiciário e na Arena Dicró, prefeitura do Rio de Janeiro. Na edição de 2019, apresentamos o espetáculo com áudio descrição e intérprete de libras, fazendo nossa primeira sessão inclusiva.

O elenco da peça é composto pelos alunos do curso de Formação em Constelação e práticas sistêmicas, como trabalho de conclusão de curso. A peça tem direção de Silvia de Carvalho, com trilha sonora de Edom Oliveira, música por Leandro Corin e iluminação por Diogo Borges.

Casa da Família intercala experiências de quatro famílias que buscam o Judiciário para solucionar seus conflitos. Um casal em situação conflitante pela guarda da filha, que foi gestada por uma parceira com o óvulo da outra; em outro caso, uma família cuja filha está envolvida com drogas; o divórcio de um ex-casal e, em outro, uma mãe idosa que procura no Sistema de Justiça a atenção dos seus filhos. Na peça, os diversos núcleos familiares são atendidos na Casa da Família por meio da mediação e constelação familiar.

A peça de teatro traz emoções que lidam de modo único, com novos conhecimentos e reflexões sobre a dinâmica familiar e as ações humanizadas do Poder Judiciário. A arte que emociona nos traz um novo olhar para soluções mais humanizadas.

A equipe Práxis entende que as relações interpessoais exigem contínua atenção, uma vez que o equilíbrio entre colaboradores e equipes favorece ambiente e relacionamentos organizacionais produtivos. A utilização de técnicas sistêmicas promove uma visão mais ampla e consciente para colaboradores e gestores, seja em sua atuação profissional individual ou em equipe, ou ainda em processos de tomada de decisão, planejamento empresarial e gestão de pessoas.

Os projetos desenvolvidos pela Práxis compreendem o ser humano integrado, além dos limites dos sistemas individual e familiar, como construtor do ambiente social e comunitário. Assim as intervenções em ambientes públicos e privados têm alcance social articulado com diversos setores, políticas sociais e públicas e espaços de convivência e desenvolvimento da cidadania, com reconhecimento da identidade e do pertencimento ao território.