A Práxis

A Associação Práxis Sistêmica traz um conjunto de ações para mudanças estruturais no campo individual e social. A palavra Práxis significa ação e, somente através da ação, saímos do campo das ideias e transformamos ativamente nossas respostas aos estímulos dos campos de informação que nos permeiam.

Para mudanças estruturais, a Práxis tem como proposta atuar na capacitação pessoal, na ressignificação de experiências, sentimentos e laços sociais, na valorização da Vida, no desenvolvimento da autoestima e autonomia e no tratamento de conflitos visando soluções sistêmicas para o bem-estar individual e coletivo.

Muitas vezes, não nos damos conta dos laços familiares, emocionais e relacionais em que nos envolvemos e somos envolvidos desde nossa concepção. Além dos campos de informações que criamos a partir de nossas ações, que interferem naqueles com quem nos relacionamos e que nos afetam intensamente, podendo impulsionar relações confusas ou conflituosas, ao que se denomina “emaranhados sistêmicos”. Por vezes, não percebemos esses laços e espaços que nos envolvem e compõem os sistemas que nos impulsionam e são impulsionados pela nossa interação contínua, que mesmo não notados atuam e refletem em nossas experiências em sociedade.

Não vivemos isolados, pertencemos as mais diversas estruturas. Porém, as medidas, os sentimentos e as motivações que temos a partir dos fatos que ocorrem ao nosso redor, estes nos pertencem e podem ser transformados. Contudo, estando ausentes de consciência sobre este pertencimento, apenas nos permitiremos seguir em meio à multidão pelo desconhecimento de nossas potencialidades para “tomar as rédeas” sobre a construção de nossa história pessoal. Viver em grupo não é novidade para o homem que já o fazia desde os primórdios para a proteção, resistência e sobrevivência. Afinal, por que isso se tornou um problema? A cada um é permitido conquistar novos espaços e funções para desempenhar na vida e também dar significado e sentido a algo, inclusive torná-lo um “problema”.

Viver bem e ser coconstrutor de uma nova estrutura social e da realidade que queremos está em como cada um age para encarar as “situações-problemas”, na tomada de postura para as ações cotidianas a partir desta identificação e reconhecimento das responsabilidades pessoais frente aos fatos que surgem.

Somos agentes de nossa história! A Práxis traz contribuições para o fortalecimento dos vínculos pessoais e territoriais, pois a construção de uma sociedade justa e igualitária está nas mãos de todas as gerações.

Percorra nosso site e saiba mais!!!

Conheça os nossos
princípios fundamentais: Missão, Visão e Valores

Valores

• Comportamento ético;
• Confiança, honestidade e transparência;
• Abertura e inclusão social;
• Comprometimento com a vida;
• Cooperação solidária e respeito recíproco.

Missão

Atuar de forma interdisciplinar, integrada e sistêmica em espaços públicos e privados com intervenções sociais e práticas terapêuticas individuais e coletivas, objetivando o desenvolvimento da identidade humana, a autoconscientização, o bem-estar e convívio familiar e comunitário saudável, o sentimento de pertencimento e a valorização à vida e ao território local e global.

Visão

Desempenhar com excelência práticas e ações terapêuticas sistêmicas voltadas à identificação, reconhecimento e fortalecimento de vínculos que envolvem o ser humano e ao desenvolvimento de sua autonomia individual, de forma a atuarem como cocriadores da nova estrutura social emergente: mais igualitária, justa, fraterna, livre e autossustentável.